Conteúdo do Blog

Esse blog foi criado com a finalidade de descrever a experiência de Juliana e Marcelo na organização do seu evento e também deixar aqui registrado esse momento importante de suas vidas, que poderá ser compartilhado com seus amigos e familiares.
"Tudo relacionado ao assunto casamento nós colocamos aqui! Isso inclui planejamentos, visitas a fornecedores, idéias, emoções, neuroses, ansiedades, enfim...tudo!"

segunda-feira, junho 25, 2012

CORAL MOZART




O nosso grande finalista na categoria CORAL E ORQUESTRA foi o Coral Mozart!

Eles estão localizados no Tatuapé, na Rua Serra de Jairé (próximo à Praça Silvio Romero). Nós conhecemos o Mozart por indicação da nossa assessora Cinthia.  

Fomos ao escritório deles conhecê-los em um sábado a tarde e fomos recebidos pelo Sidney que é o proprietário da empresa. Logo que chegamos ele já sentou ao piano e começou a tocar maravilhosamente bem. Ficamos encantados...eu até me arrepiei!

Depois subimos em uma sala e ele nos mostrou um vídeo de uma apresentação que eles fizeram com músicas diversificadas e com diversas formações e instrumentos diferentes, juntamente com toda a equipe deles!

Nós ficamos apaixonados pela qualidade do trabalho e pelo profissionalismo com que eles tratam a música!

Decidimos fechar com eles em razão do ótimo custo benefício! Além disso, o atendimento deles também é ótimo! São super atenciosos, flexíveis e nos apresentaram um trabalho de ótima qualidade!

É claro que a indicação da Cinthia também pesou muito na nossa decisão final e depois de muita negociação resolvemos enfim bater o martelo!

O Coral Mozart vai nos oferecer não somente o serviço de coral e orquestra como também a tão desejada gravação digital!

Estamos muito satisfeitos até o momento e acho que fizemos uma excelente escolha!


quinta-feira, junho 07, 2012

CORAL DEL CHIARO






Conforme eu havia falado, estou dedicando esses posts mais recentes à escolha da Orquestra e Coral, que está sendo o nosso grande dilema....

Até agora já visitamos o Coral Manton, Fortíssimo e Del Chiaro, que é exatamente o que eu vou comentar agora!

O Coral Del Chiaro é na verdade uma empresa enorme e muito famosa nesse ramo. Nem precisávamos de indicação deles, porque na grande maioria dos fornecedores que visitamos, desde buffet até foto e vídeo, ouvimos falar neles de alguma forma. Foi exatamente por toda essa fama que nós fizemos questão de conhecê-los.

Marcamos uma visita no escrítório deles em Moema e fomos atendidos pela Bruna, que foi atenciosa e cumpriu o seu papel. Porém, como nós já tinhamos visitado outros Corais, nós já sabíamos exatamente o que queríamos para a nossa cerimônia, ou seja, já tínhamos idealizado a formação dos intrumentos e dos músicos. Não precisávamos de algo estático, queriamos um orçamento para aquilo que estávamos buscando.

Foi somente nesse sentido, que eu achei que infelizmente o Coral Del Chiaro pecou conosco. Porque em momento algum tivemos a oportunidade de conversar com um músico sobre a formação mais adequada. Todas as vezes que nós perguntávamos à Bruna qual seria o orçamento para aquela formação que desejávamos, ela nos respondia: "Ah isso vai depender das músicas que vocês escolherem, agora a gente fecha um pacote e depois vocês conversam com um dos nossos músicos sobre isso".

Ora, nós não sabemos agora quais as músicas vamos querer na cerimônia, mas sabemos qual a formação que desejamos, e as músicas depois se adaptam àquela respectiva formação. Para que possamos decidir exatamente o que é necessário para o nosso evento, é preciso conversar com um profissional! Nada contra a atendente. Muito pelo contrário, ela foi ótima e fez o papel dela de vendedora. Mas eu ainda acho que devido ao tamanho e à estrutura do Coral, eles pecam muito na impessoalidade do atendimento aos clientes.

Em todos os Corais que visitamos fomos atendidos pelos músicos ou pelos próprios donos, que também eram músicos, e eles não disseram em momento algum que a formação depende das músicas. Perguntaram primeiro qual era o nosso gosto musical, depois, nos instruíram de acordo com a sua experiência, qual seria a formação ideal de acordo com o nosso estilo, sendo que com aquele tipo de formação, poderíamos escolher qualquer tipo de música, dentro do nosso padrão musical, que por sinal, é bem clássico e tradicional.

Ou seja, não precisamos de nada muito diferente do que uma formação básica com algumas coisinhas a mais que seriam um diferencial na hora da cerimônia. Isso quer dizer que não resolveria escolhermos qualquer tipo de "pacote" musical, porque depois não sabemos se ele vai se adequar ao que queremos! É por isso que faz toda diferença conversar com um músico profissional, e não com uma pessoa que não tem nenhum conhecimento musical. Nesse caso, a ordem dos fatores altera sim o produto!

Acho que na verdade, o que ocorrre conosco é que o Marcelo entende de música, ele tem uma banda, toca alguns instrumentos, e por isso ele sabe bem a diferença entre as formações e os tipos de instrumentos, e ele sabe qual a relação disso com o nosso repertório musical. Portanto, conosco não foi tão fácil vender um "pacote", como eles devem estar acostumados a fazer.

Honestamente, eu não sou adepta a pacotes fechados, gosto de atendimento personalizado, de acordo com o meu estilo! E é isso que eu procuro em um fornecedor, especialmente para esse dia! Nós sabíamos desde o início que o Del Chiaro não era barato. Mas nem sempre o mais caro é o melhor, assim como o barato, nem sempre tem que ser ruim! Essas experiências todas serviram para que nós pudessemos aprender a nos despir dos pré conceitos.

É claro que eu não os culpo por isso. Eles são uma empresa muito grande, e realmente deve ser muito difícil manter um músico para atender cada cliente que vai ao escritório deles. No entanto, isso pra nós poderia ter feito toda a diferença.

Eu confesso que nós somos muito exigentes com os nossos fornecedores, escolhemos cada um deles com precisão! Mas nós nos encantamos quando recebemos um atendimento de primeira linha. Foi assim que ocorreu com o Ricardo Hara (que apesar de ser um dos mais conceituados fotógrafos de casamento, também acabou nos ganhando com o atendimento mega personalizado que recebemos no studio dele, que incluia até uns docinhos lindos e bem casados deliciosos!). Por essas e outras razões, a primeira impressão é a que fica.

Mas, deixando isso de lado, foi no Del Chiaro que conhecemos uma coisa fantástica chamada Gravação Digital.  A gravação digital é um sistema especial de captação de áudio que permite fazer a gravação em separado de cada ponto de voz ou instrumento, que depois pode ser editado num vídeo! Resumindo, o efeito prático disso é que cada ruído ao fundo da gravação pode ser excluido da sonorização, até um espirro de um convidado. Tudo fica mais nítido, é possível ouvir cada palavra do padre na cerimônia, inclusive o que ele fala fora do microfone! A gravação fica perfeita, como se fosse som de cinema!

Nós nos encantamos com isso, ficamos simplesmente deslumbrados, e a partir daquele momento decidimos que o nosso vídeo de casamento teria que ter uma gravação digital, pelo menos da cerimônia! Só que a parte ruim, é que a gravação digital custa caro e tem que ser feita por uma empresa especializada, contratada especialmente para isso, o que estava bem fora da nossa previsão orçamentária.

Porém, o Marcelo me disse hoje algo que é muito verdadeiro! Quando você começa a fazer o seu casamento, por mais que você tenha feito um cálculo de orçamento menor, se você resolve iniciar em um determinado patamar de fornecedor, você não consegue mais baixá-lo, todo o resto terá que seguir o mesmo padrão! Não adianta achar que você vai alugar um espaço super legal, mas depois vai economizar no buffet, ou que você vai contratar um super buffet e depois vai conseguir compensar com uns docinhos mais baratos.

Se você começa fechando um buffet muito legal e um espaço maravilhoso, você não consegue mais fazer uma decoração simples, nem fechar as bebidas mais baratas, porque todo o resto ficaria sem sintonia e acabaria com toda a festa. Seria como uma orquestra desafinada.

Mas enfim, esquecendo meu desabafo com mais esse gasto fora da nossa planilha (rss...), a partir daquele momento nós decidimos selecionar apenas os Corais que poderiam trabalhar com esse tipo de serviço, dentro daqueles cinco que havíamos pesquisado! Como faltava apenas dois para visitarmos....sobrou só um que trabalha com a Gravação Digital....o Coral Mozart, que é o nosso finalista!

Vou postar sobre eles em breve!



quarta-feira, junho 06, 2012

CORAL FORTÍSSIMO



Conhecemos melhor o Coral Fortíssimo em uma das feiras de casamento que visitamos. Se não me engano, foi na Expo Noivas e Festas. Eu disse "melhor", porque na verdade, nós já havíamos assistido alguns vídeos deles na internet, e achamos bacana!

Mas foi nessa feira, em um estande de exposições, que conhecemos o Maestro Alailton, que é sócio da empresa e uma pessoa ímpar! Extremamente educado, dedicado, simpático e super profissional. É ele quem faz pessoalmente todos os arranjos musicais das apresentações do Coral.

Depois daquele dia na feira, nós fomos visitá-los no escritório deles em Alphaville. Conversamos muito e também recebemos um orçamento de acordo com o que havíamos escolhido para a nossa cerimônia. Gostamos muito do atendimento deles.  

A cada fornecedor que visitávamos a nossa decisão se tornava mais difícil....Nunca pensei que fosse dizer isso, mas de todas as escolhas que tivemos que fazer até hoje para o nosso casamento, a do Coral foi a mais complicada de todas! Tavez porque todos os fornecedores que selecionamos para visitar são muito bem conceituados e profissionais nesse mercado, então, as propostas acabaram ficando bem parecidas, com poucos diferenciais.

Bom.....eu vou dedicar os meus próximos posts apenas à escolha do Coral e Orquestra para a cerimônia religiosa, até que enfim....consigamos nos decidir por algum deles!!! rss....




segunda-feira, junho 04, 2012

CORAL MANTON


Conhecemos o Coral Manton através de indicação da Igreja do Calvário, onde será realizada a nossa cerimônia. Na verdade, eles são o único coral credenciado pela igreja. Nós podemos contratar outro fornecedor, mas este em especial é indicado pela Paróquia. Isto porque sua fundadora, Maria Rosalina Manton, iniciou a carreira como organista oficial e maestrina na própria Igreja do Calvário.

Assim sendo, nós fomos conhecer o Coral Manton em seu escritório localizado na Vila Mariana numa segunda-feira a noite. Fomos muito bem atendidos pelo Jorge. Descobrimos que no local, além do Coral funciona uma escola de música, o que é muito interessante.

O jorge nos mostrou alguns vídeos do trabalho deles, inclusive do seu próprio casamento. Nós conversamos um pouco a respeito das formações, das músicas, dos instrumentos, e acabamos descobrindo, através deles, que a igreja do Calvário é bem conservadora no sentido da escolha das músicas. Ou seja, nada de metálica na cerimônia....rss!

Mas isso não faz nenhuma diferença pra mim, porque eu sou muito conservadora e bem tradicionalista com relação a isso. Não queria nenhum repertório musical muito diferente mesmo.

Resumindo, nós pegamos um orçamento e fomos para casa avaliar. Essa foi a nossa primeira experiência e ainda tinhamos mais quatro fornecedores a visitar!


ORQUESTRA E CORAL....


De acordo com a nossa lista de prioridades, o próximo fornecedor que teríamos que escolher até julho, seria a Orquestra e Coral para a cerimônia religiosa. Portanto, já iniciamos as nossas buscas em maio e até agora ainda não conseguimos bater o martelo! São tantas opções....rsrsrs!

A Chíntia, nossa assessora, nos indicou alguns fornecedores bons de acordo com o nosso gosto e o nosso orçamento! Mas como nós somos um pouco teimosos, também escolhemos alguns outros fornecedores que gostaríamos de visitar! Até porque, o Marcelo e eu combinamos que nós sempre visitaríamos no mínimo cinco fornecedores antes de decidir. E nós temos seguido essa regra à risca, pelo menos com aqueles mais importantes, ou mais difíceis de escolher, assim como o Coral!

A Chíntia nos indicou o Coral Mozart e o Coral Lumen, ambos são muito bons e bem conceituados no mercado.

Além desses, nós decidimos que visitaríamos também o Coral Del Chiaro, o Fortíssimo e o Manton.

Assim como eu fiz com todos os outros tópicos, eu vou postar e comentar aqui separadamente, cada um dos fornecedores que visitamos!