Conteúdo do Blog

Esse blog foi criado com a finalidade de descrever a experiência de Juliana e Marcelo na organização do seu evento e também deixar aqui registrado esse momento importante de suas vidas, que poderá ser compartilhado com seus amigos e familiares.
"Tudo relacionado ao assunto casamento nós colocamos aqui! Isso inclui planejamentos, visitas a fornecedores, idéias, emoções, neuroses, ansiedades, enfim...tudo!"

sábado, março 31, 2012

BUFFET SAPORE DI MONDO



A nossa terceira experiência de degustação foi no buffet SAPORE DI MONDO. Eu nem me lembro exatamente como eu conheci esse Buffet, provavelmente deve ter sido em uma das nossas pesquisas pela internet.

O SAPORE na verdade não é somente um Buffet, eles oferecem todo um pacote para uma festa de casamento, ou seja, você pode fechar com eles um valor “X” e eles te oferecem desde assessoria até buffet, doces, vestido de noiva, enfim, tudo que você vai precisar para organizar a sua festa! Mas não foi isso que me chamou a atenção. Até porque nós descobrimos depois de muita experiência nessa nossa “aventura”, que os chamados “pacotes fechados” não são muito vantajosos nesse ramo de casamento.

A primeira impressão que eu tive do SAPORE DI MONDO foi muito boa, porque na primeira degustação que fomos fazer no escritório deles em Moema, eles serviram uma comida maravlhosa. Eles literalmente me fisgaram pelo estomago aquele dia...rsrs! Serviram tudo muito quentinho, super caprichado, enfeitado, e um escondidinho de camarão (huuuummmm....que estava sensacional). Eu sou um pouco suspeita para falar de camarão, mas enfim....aquele estava realmente maravilhoso!

Nós amamos os doces também, eram lindos e muito gostosos! Por mim, eu já teria fechado aquele pacote ali mesmo naquela hora (eu avisei que éramos muito ansiosos....rsrs).

Porém, dessa vez, o Marcelo foi mais equilibrado e perspicaz do que eu naquele momento. Ele me disse que não poderíamos nos render aos fornecedores só por pequenos detalhes, temos que analisar o conjunto do serviço. E ele me convenceu de que teríamos que fazer uma degustação com eles em um local maior e com vários casais juntos, como se fosse mesmo um evento real. Assim, poderíamos analisar além da comida, o atendimento dos garçons e a eficácia do Buffet!

Pois bem, foi isso que fizemos! Após um tempo, eles nos convidaram para uma degustação em um Buffet com vários casais para um almoço, onde eles iriam demonstrar vários serviços!

Foi exatamente naquele dia, em que eu dei graças a Deus por ter ouvido o Marcelo, e fiquei aliviada por não ter fechado aquele “pacotão” com eles!

Infelizmente, essa degustação foi muito abaixo de nossas expectativas, e bem diferente do que vimos na primeira visita ao escritório deles. A comida estava fria, o que estava escrito no cardápio exposto na mesa não foi servido daquela forma, os garçons claramente não eram treinados para aquilo, além do que, a carne estava dura e fora do ponto.

Enfim, foi nesse dia em que nós descartamos de vez da nossa “lista de buffets” o SAPORE DI MONDO. Foi realmente uma pena. Eu até acho que eles tem potencial e profissionalismo, mas talvez falte um pouco de experiência no ramo!  Acho que isso conta muito na hora H.

Mais uma vez, quero deixar claro que essa é apenas uma opinião minha. Não tenho nada contra o buffet, nem qualquer tipo de fornecedor, apenas não satisfez às minhas expectativas naquele momento.

BUFFET ST. PAUL



Nossa segunda degustação foi no Buffet St. Paul no Campo Belo, localizado na Av. Vereador José Diniz. Lá fomos atendidos pela Lígia.  Agendamos uma degustação em um sábado a tarde.

Quando chegamos, havia mais dois casais com os pais e a família fazendo degustação também.

O salão do Campo Belo é aconchegante, mas não tem muito glamour. É um salão relativamente simples, retangular e não muito grande. Digamos que os nossos convidados caberiam certinho, nem um a mais....rss.

Eu adorei a comida, apesar de ser um pouco mais simples, é muito gostosa. Eram salgadinhos do tipo coxinha, risolis, empadinha. De prato quente tinha um nhoque recheado de mussarela delicioso, um dos melhores que eu já comi!

O Buffet St. Paul também tem um espaço novo em Moema. Como era perto e tínhamos tempo, depois que terminamos a nossa degustação lá no Campo Belo, fomos até Moema conhecer o outro espaço.

Confesso que o espaço é maravilhoso. Super novinho, tudo branquinho, muito moderno e sofisticado! Adoramos o lugar!

A única coisa que me deixou um pouco insatisfeita com relação ao Buffet St. Paul, além do fato da comida não ser muito sofisticada, foi a quantidade de garçons por mesas. Eu achei muito pouco. Eu não lembro exatamente da quantidade que ela me falou naquele dia. Mas eu achei que não seria suficiente para nosso jantar.

Além do que, a duração da festa era de 5 horas apenas. Infelizmente a maioria dos Buffets trabalham assim mesmo, é difícil um que tenha mais tempo (sem que você tenha que pagar por isso).

Mas que fique claro que isso é uma opinião minha! O Buffet em si, é bem organizado e a comida é de boa qualidade. Contudo, eu sou muito detalhista e observadora, portanto, eu sentia que ainda não era esse o buffet ideal!

ESCOLHENDO A DATA DO CASAMENTO....



Quando nós decidimos casar e começamos a fazer um planejamento, percebemos que essa não é uma tarefa fácil, apesar de ser divertida. Mas organizar um casamento, realmente dá muito trabalho, temos que pensar em cada detalhe e planejar tudo muito bem.

Ficamos pensando por onde começar, tentando fazer planilhas pra organizar visitas, estabelecendo limites de preço, tentando achar fornecedores, mas nunca conseguíamos fazer um planejamento realista. Foi aí que percebemos que estava faltando uma coisa muito simples, e, pela falta dela, qualquer planejamento que fazíamos não estava se encaixando. Faltava simplesmente ela: A DATA DO CASAMENTO!  

Por isso, resolvemos fazer as coisas com bastante calma, e definir um ponto de partida!  

Depois de algumas conversas, chegamos a algumas conclusões:

1ª) Precisávamos de pelo menos mais um ano para fazer tudo com calma e com a perfeição que gostaríamos; 

2ª) Nós queríamos casar no verão. Eu particularmente não gosto muito de festas no inverno. Nós mulheres não temos outra alternativa além de usar vestido, o que não é nada agradável no frio!

3ª) Preferíamos não casar em época de temporada (férias, feriados, etc....) primeiro para que todos os nossos convidados estivessem presentes, e segundo, para que a nossa lua de mel não saísse tão absurdamente cara! 

Assim, depois de muito pensar e analisar calendários, chegamos à data vencedora: 16 de Março de 2013!

Com isso, ficou mais fácil decidirmos as coisas, pelo menos já sabíamos onde queremos chegar, bastava agora definir como!

Então, continuamos com a saga das degustações, praticamente todos os finais de semanas! Nossa....essa fase foi muito divertida! Pena que acabou.....rsss.


BUFFET MORENOS



 


O Buffet Morenos é muito famoso nesse mercado de casamentos, e tem vários espaços próprios. Como exemplos podemos citar o Milla Morenos, o Clube Português, o Maison Saint Germain e o Espaço Armazem. Todos são muito bonitos.

Conhecemos o Buffet Morenos através do Google mesmo. Fomos lá pela primeira vez, em uma quarta-feira a noite. Eles tem um escritório em frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima na Av. Dr. Arnaldo.

Naquele dia conhecemos a Adriana que nos atendeu com muita presteza e nos convidou a fazer uma degustação com vários casais no salão de festas da Igreja, que também tem como buffet exclusivo o Morenos (pelo menos era assim quando nós estivemos lá).

Essa degustação acontece todas às quartas-feiras à noite. É uma maneira dos casais apreciarem o serviço de forma mais completa.

O espaço do salão da Igreja Nossa Senhora de Fátima é bem localizado e totalmente reformado (ou seja, tudo novinho), mas nós achamos muito escondido e um pouco além do que pretendíamos gastar pelo espaço. 

A Adriana nos explicou em detalhes todos os tipos de cardápios e serviços, preços e formas de pagamentos. Depois, experimentamos os pratos do buffet, com direito à salada, carne, risoto e sobremesa.Primeiro vieram as entradas com salgados frios e quentes, depois a salada, e por fim, um tipo de carne e um risoto.

A comida em geral estava gostosa, mas por alguma razão, que eu não sei bem explicar, eu sentia que ainda não era exatamente o que eu queria para o meu casamento (mais um daqueles sentimentos que eu acho que só as noivas conseguem explicar...rss)!

Os espaços do Buffet Morenos são muito bonitos, apesar do valor da locação ser um pouco salgadinho (mas é claro que isso é muito relativo). Porém, a comida em si, na minha opinião, poderia ser um pouco mais sofisticada e requintada! Afinal, uma festa de casamento merece mais requinte que uma festa comum.

Em resumo, a comida não é ruim, eu só acho que poderia ser melhor! Óbvio que isso não é uma crítica, é apenas uma opinião minha, ok?! Eles tem três opções de cardápio. Cada um com um valor diferente por pessoa. Eu gostei dos pratos quentes deles, mas os salgados em si, achei muito simples, pouco sofisticados e não muito saborosos!

Depois daquele dia, nós fomos a mais duas degustações do Buffet Morenos em espaços diferentes. Fomos conhecer o Clube Português, que também é um espaço do Morenos localizado em Perdizes, na Rua Turiassú. Esse espaço eu confesso que é muito bonito. A fachada dele é bem imponente. Possui três andares, cada um tem um salão diferente com tamanhos distintos.

O que não me agradou muito do Clube Português, é justamente esses três salões, porque eles fazem três festas diferentes na mesma data naquele espaço, cada uma em um andar. Só que a entrada é a mesma para todos. O que pode causar uma certa confusão na entrada e na saída dos convidados. 

Pode parecer besteira minha, mas se você for pensar, só tem dois seguranças na entrada para as três festas! Além do que, há a possibilidade dos convidados se misturarem em determinado momento e até mesmo se confundirem. Mas enfim, tudo é uma questão de gosto!

O Marcelo gostou muito mais que eu do Clube Português! Mas ele não conseguiu me convencer. Talvez, se não fosse pelo fato do buffet não ter me agradado muito e por esse detalhe dos salões todos juntos, eu teria me rendido!

Mas enfim, ainda estávamos em dúvida e tínhamos opiniões divergentes com relação ao Morenos. Na verdade, estávamos um pouco divididos!

Então, resolvemos deixar o Morenos como uma de nossas opções enquanto analisávamos as outras!

BUFFETS E ESPAÇOS


Após a escolha da igreja, resolvemos decidir o buffet e o espaço da festa! Então, começamos fazendo algumas degustações “apenas por curiosidade”,  para entender como que funciona esse mercado de buffets, e para dar início ao nosso planejamento, pois não tínhamos a menor idéia do custo real de um casamento (acreditem, os custos existentes na internet passam longe da realidade, você pode tanto gastar R$ 15.000,00 reais como 1 milhão de reais! Tudo depende do que você pode e do que você quer).  

Até então, não tínhamos ainda nem definido uma data para o casamento! Nem sequer sabíamos por onde começar!

P.S: Hoje, depois de rodar bastante nesse mercado, uma dica legal que podemos dar à quem está planejando fazer uma festa de casamento é: TENHA PACIÊNCIA, PESQUISE E PLANEJE COM MUITA ANTECEDÊNCIA! Quanto antes você reservar os serviços, terá mais condições de negociar, além do que, hoje em dia as pessoas reservam as datas com até três ou quatro anos de antecedência (vimos isso acontecer várias vezes e ficamos impressionados!).


PARÓQUIA SÃO PAULO DA CRUZ - IGREJA DO CALVÁRIO

Conhecemos a Igreja do Calvário por acaso, mas quando eu entrei nessa igreja pela primeira vez, foi simplesmente mágico....e naquele momento, eu soube que o meu casamento tinha que ser lá!





Ela é Linda, simplesmente perfeita....tem umas colunas em mármore enormes, é charmosa, acolhedora e muito majestosa! Ela é bem menor que a Igreja Nossa Senhora de Fátima, que tínhamos visto antes, apesar de ainda ser um pouco grande pela quantidade de convidados que temos! Mas enfim, nós nos apaixonamos pela Igreja do Calvário naquele dia, e soubemos que ela seria definitivamente a nossa escolhida!



Nesse dia, após todo o meu encantamento com a igreja, o Marcelo comentou comigo: “Amor, você viu que o relógio do padre era igual ao meu? Acho que isso é um sinal...” rsrsrs. De toda a arte, arquitetura e imponência que a igreja tem, a única coisa que ele reparou foi o relógio do padre...rsrsrs! Homens...

Sinceramente, casar na igreja para mim é apenas uma questão de tradição.

Minha família e eu somos Kardecistas. O espiritismo não tem essa cultura de cerimônia religiosa de casamento. No entanto, isso não significa que desaprovamos. Nós aprendemos a respeitar cada uma das religiões e todas as culturas existentes. Não temos nenhum preconceito de qualquer espécie, muito pelo contrário, aprendemos na doutrina espírita que todas as religiões são importantes e necessárias a cada uma das pessoas que as seguem.

Por isso que eu sempre digo que para mim, casar na igreja católica não significa nada do ponto de vista religioso. Trata-se tão somente de uma tradição, assim como fazer ceia de natal ou pular sete ondinhas no Reveillon, etc...E como uma pessoa tradicionalista que eu sou, gostaria que essa tradição fizesse parte da minha história também, assim como o Marcelo.  

E essa tradição, agora já está com data marcada. Acontecerá no dia 16/03/2013 na Igreja do Calvário! 

IGREJA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA


Resolvemos começar pelo início.....Ou seja, decidindo em qual igreja seria a nossa cerimônia religiosa! Depois, seria mais fácil decidir o restante, até mesmo porque nos limitaríamos mais àquela região, o que diminuiria as opções! 

A principio, o Marcelo e eu adoramos a igreja Nossa Senhora de Fátima. A Tia do Marcelo se casou lá, há muitos anos atrás, por isso, ele já conhecia a igreja. Eu nunca tinha entrado lá. Quando entrei pela primeira vez, achei maravilhosa! Fiquei encantada com a grandeza, ela é realmente muito bonita!

Então, devido ao nosso encantamento (e à nossa incontrolável ansiedade de sempre...rsrsrs), nós achamos naquele momento que queríamos fazer a nossa cerimônia religiosa lá.  Contudo, aquela era somente a nossa primeira experiência. Muita coisa ainda ia rolar....

Aliás, precisávamos ter outras idéias.....


 




INÍCIO DOS PREPARATIVOS

Tendo finalmente tomado a decisão de viver juntos para sempre, decidimos fazer isso com uma grande festa, e casar tradicionalmente, na igreja e tudo o mais o que temos direito (e podemos pagar, claro...rsrs).

Fazer uma festa de casamento, para nós, é mais que uma tradição...é a realização de um grande sonho! Poderíamos simplesmente utilizar esse dinheiro viajando, por exemplo, mas temos a certeza de que tanto essa fase de preparativos, como a própria festa, vão ficar marcados na nossa memória para sempre como um dos momentos mais felizes de nossas vidas! Afinal, eu acredito que a vida é feita desses pequenos momentos e experiências que nos tornam mais felizes!   

E foi assim que começamos aos poucos a planejar o nosso casamento, sonhar com cada detalhe, e principalmente, guardar dinheiro para realizar cada um desses sonhos....rsrsrs! Então, começamos pesquisando na internet alguns fornecedores e idéias. Pedíamos orçamentos, íamos fazer degustações nos buffets, visitávamos espaços de festas e conversamos com muitas pessoas experientes nessa área, e que já passaram por isso também!

Nossos finais de semana passaram a ser inteiramente dedicados a isso...

E por incrível que pareça, nós adoramos essa experiência, nos sentíamos realizados a cada e-mail recebido, a cada convite de visita dos fornecedores, a cada planilha que elaborávamos....Nos empolgamos de verdade com tudo isso!

Foi assim que nós demos início à história chamada CASAMENTO....


sexta-feira, março 30, 2012

O PEDIDO DE CASAMENTO




No início de 2012, o Marcelo me disse que queria comemorar o início do ano e propôs que nós saíssemos para jantar só nós dois. Como eu adoro comemorações, seja de que tipo for, eu nem sequer questionei, apesar de ter achado um pouco estranho, mas concordei na hora e fiquei super feliz! rs....

Quando eu perguntei a ele onde nós iríamos, ele me disse que já tinha reservado um lugar, mas que era surpresa!! Ele sabe que eu adoro quando ele faz algo diferente para mim, ou planeja algo romântico para fazermos juntos. Então, eu achei que ele simplesmente estava fazendo isso para me agradar. Jamais esperava nada além de um jantar. Não desconfiei de absolutamente nada. Inclusive eu até fiquei tentando adivinhar onde ele tinha reservado mesa. Chutei quase todos os restaurantes da cidade, menos o que ele havia reservado....rsrsrs! Essa foi a parte mais legal....porque foi realmente uma surpresa!

Foi numa noite linda e muito gostosa. O Marcelo foi me buscar em casa, e eu estava ansiosa para saber onde iríamos, mas ele manteve o segredo até o fim. Eu fui o caminho todo tentando adivinhar....rsrs! Até que finalmente chegamos em frente ao restaurante e a surpresa foi revelada! Era nem mais nem menos que o TERRAÇO ITÁLIA.

Ele escolheu um lugar lindo, romântico, sofisticado e que eu não conhecia! Logo que chegamos, aquela vista maravilhosa de toda a cidade de São Paulo me deixou impressionada!



Nós pedimos um vinho tinto para acompanhar o prato e uma champagne para brindar. Eu pedi um risoto de açafrão com camarões grelhados delicioso. Os camarões eram enormes. O Marcelo chegou a dizer que eles eram do tamanho da Pituxa (minha cadelinha poodle...rs)! Eu sou uma amante de camarões....rss!



Já o Marcelo comeu um risoto de manjericão com salmão grelhado, que por sinal também estava ótimo....(é claro que eu experimentei...rs).

Quando nós já tínhamos acabado de comer, antes de pedirmos a sobremesa, resolvemos ir até a varanda para olhar a vista da cidade de perto. O restaurante fica no 41º andar. Nós conseguimos ver os principais pontos da cidade lá de cima e os prédios históricos da metrópole!

E foi bem nesse momento, em que ele disse que agora tinha mais uma surpresa para mim. Então, tirou do bolso uma caixinha de alianças e me fez a pergunta mais inesperada da noite: “Quer casar comigo?”....

Eu não sabia se eu ria, chorava, gritava ou pulava. Fiquei estática, só depois de conseguir assimilar foi que eu respondi!

Na verdade, apesar do fato da gente já estar pensando em casar há algum tempo, ele nunca tinha me pedido em casamento oficialmente e eu também não estava esperando por isso. Foi realmente uma surpresa. Fiquei muito emocionada! Ainda mais eu que quase não sou chorona! rss...

Depois de tanta emoção, é claro que eu merecia uma sobremesa néh? Então, nós voltamos à nossa mesa e ainda comemos uma super sobremesa, uma torta de nozes deliciosa.

Após o jantar, nós ainda fomos conhecer todo o espaço. Eles tem vários ambientes. Tem um restaurante principal, o piano bar e um jantar dançante. Nós amamos o Terraço Itália! É um lugar maravilhoso mesmo.



Enfim, esse foi o meu pedido de casamento...Lindo e muito romântico!