No que diz respeito à Assessoria, eu confesso que fiquei um pouco traumatizada. É uma longa história.
Logo quando decidimos nos casar, nós estávamos completamente perdidos, não tínhamos a menor idéia nem por onde começar. Afinal, nunca tínhamos feito isso na vida. Apenas sabíamos uma coisa: que a gente queria uma festa linda! rsrs....
Então, naquele momento, nós sentimos que precisávamos de uma ajuda profissional. Foi assim que decidimos começar a pesquisar algumas assessorias e conhecer o trabalho delas.
Como de costume, nós chegamos a encaminhar vários e-mails para diversas assessoras e começamos assim a entender melhor o serviço delas. Praticamente todas apresentaram pelo menos três tipos de pacotes: Assessoria do Dia, Assessoria Parcial e Assessoria Completa.
Na assessoria do dia, a profissional responsável acompanha os noivos geralmente com um mês de antecedência, quando todos os serviços já foram contratados. Ela faz basicamente um check list com os noivos e com os fornecedores contratados. No dia do evento ela faz a organização do cerimonial com os padrinhos e convidados e a organização da festa também. Algumas oferecem o RSVP ativo ou passivo já inclusos no pacote, outras cobram a parte.
Na assessoria parcial, além de toda a descrição da assessoria do dia que eu fiz acima, a assessora também acompanha o casal com uma antecedência maior e os ajuda na escolha dos fornecedores, fazendo indicações e dando opiniões, por e-mail ou telefone.
Por fim, a assessoria completa é a que engloba tudo isso, só que essa geralmente é contratada pelos noivos logo no início dos preparativos, sendo que a Assessora os acompanha em toda a trajetória, não só fazendo indicações de fornecedores, mas também participando ativamente de visitas, degustações, negociando preços, etc. Ou seja, ela acompanha os noivos em cada detalhe.
Nós achamos mais adequado ao nosso caso uma assessoria parcial. Até porque nós curtimos essa fase de procurar fornecedores, fazer visitas, negociar, e preferimos fazer isso pessoalmente.
Cabe dizer também que na escolha da assessoria vale muito a empatia que você tem com a pessoa. Afinal, ela vai te ajudar a organizar a festa mais importante da sua vida e vai estar com você em diversos momentos até que ela se concretize.
Assim, nessa busca por assessoria, ocorreu que, em uma das nossas visitas ao Espaço Lisboa nós conhecemos uma assessora. Na época ela era da Lumier Assessoria. Por coincidência, ela estava assessorando a festa que aconteceria naquele dia. Então, ela se apresentou e nos entregou um cartão de visitas dela.
Depois de alguns dias eu solicitei um orçamento por e-mail, e dentro do que nós pretendíamos, achamos o preço razoável. Então, agendamos uma reunião com ela no Frans Café da Cardeal Arco Verde, em frente à Igreja do Calvário. Naquele dia, ela levou uma das assessoras que trabalhavam com ela. Conversamos com as duas e decidimos fechar o contrato com elas naquele dia mesmo, porque sentimos uma empatia com elas e gostamos da apresentação.
No início, ela nos ajudou bastante, eu tenho que admitir. Nós estávamos em fase de negociação com o Gula Gourmet ainda (nosso buffet escolhido), e ela chegou até a intervir na nossa negociação para nos auxiliar, mesmo não sendo da ceara dela. Elas tinham contatos no Gula Gourmet, então ligaram lá e agendaram uma reunião nossa com o diretor comercial e nós acabamos mesmo fechando com eles no final!
Mas depois de algum tempo, ela começou a ficar cada vez mais distante. Primeiro, demorava dias pra responder um e-mail sobre algo simples, depois ela começou a não atender mais o celular. Nós ligávamos na empresa e geralmente também ninguém atendia. O escritório delas era em Guarulhos. Foi assim que começou o nosso tormento com a assessoria.
Até que um dia nós estávamos tão desapontados e insatisfeitos com essa situação que estávamos decididos a pegar o carro e ir até Guarulhos naquele mesmo dia, se não conseguíssemos falar com ninguém. Foi então que o Marcelo conseguiu ligar no suposto escritório delas e atendeu uma moça dizendo que era de um salão de beleza!!!!!! Imagina a nossa indignação e a nossa revolta quando ouvimos isto!
Então, eu resolvi enviar um e-mail à outra assessora que trabalhava com ela e discorri sobre o ocorrido expondo toda a minha insatisfação.
Para a nossa surpresa, depois de alguns dias aquela assessora, amiga dela, nos ligou dizendo que a Assessora que deveria nos atender, tinha saído da empresa e que por isso não atendia mais o celular nem respondia os e-mails. Além disso, ela nos explicou que a Lumier não faz somente assessoria, pois a proprietária tem diversos negócios, sendo que um deles é o salão de beleza que fica no mesmo local do escritório delas, então a recepcionista acabou se confundindo ao atender o telefone.
Nós ficamos muito chateados com a falta de consideração com que fomos tratados. Ainda que um funcionário saia da empresa, a mesma continua responsável pelo andamento do serviço e não pode simplesmente abandonar os seus clientes sem qualquer satisfação. Ficamos indignados com a falta de ética e profissionalismo.
Mas ainda assim, resolvemos fazer uma reunião com a outra assessora, que na época fez a primeira reunião conosco. Mas ela não trabalhava na Lumier diretamente, apenas conhecia a proprietária e estava tentando ajudar, ou algo do tipo! Ela foi muito simpática e nos ajudou efetivamente! Tentou nos explicar tudo o que tinha acontecido, pediu mil desculpas e uma chance de se redimir, dizendo que agora ela mesma assumiria o nosso caso com afinco e cuidaria pessoalmente do nosso casamento. Então, decidimos dar uma chance a ela, porque desde o início ela foi quem me passou mais confiança e demonstrou que tinha mais experiência no ramo.
Mas, na verdade, acho que eu já estava tão nervosa e desapontada com o que tinha acontecido, que nada mais estaria bom pra mim, por mais esforço que ela fizesse. Tudo já seria motivo suficiente pra me fazer desistir. Foi exatamente o que aconteceu. Devido a todo o nosso desgaste emocional, nós resolvemos cancelar o contrato definitivamente depois de algum tempo.
Quanto a isso, eu tenho que reconhecer que eles foram muito honestos. Nem sequer houve discussão. Eles reconheceram que efetivamente erraram, e nos devolveram o valor pago integralmente, à vista, conforme eles haviam recebido.
Depois disso, eu até cheguei a comentar com o Marcelo que não queria mais ver nenhuma assessora na minha frente, nem pintada de ouro...rsrs!
Mas a Assessoria do Dia, é realmente imprescindível, não tem como faltar. Já o restante, nós decidimos que podemos fazer sozinhos. Afinal, já pegamos a experiência necessária a essa altura....rsrs!
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